Matteo Mancuso foi entrevistado por Rick Beato em seu canal no Youtube neste ultimo mês e o resultado acaba de ser divulgado em seu canal.
Para mim, é o novo grande expoente da guitarra e principalmente na música instrumental. Para quem ainda não conhece o trabalho do Mattero Mancuso, veja um clipe de uma de suas músicas:
No vídeo pude perceber um pouco mais sobre a história do guitarrista e o motivo que levou ele a tocar guitarra elétrica sem palhetas.
Na verdade, é um dos unicos no mundo com uma técnica tão apurada e neste estilo realmente exclusivo. De fato temos outros guitarristas que fazem o mesmo, mas a técnica dele é diferente.
Antes de ver os vídeos do Matteo Mancuso, já me impressionava a técnica do finger picking utilizada por dois montros também do gênero, que são o André Nieri e o Mateus Asato (outro Mateus, olha ai).
Mas o italiano é bem diferente da técnica dos mesmo, porque até o estilo de tocar é bem diferente. Claro que, quando começa a tocar, você adapta o melhor modo para sua técnica.
Se ainda não conferiu a entrevista na integra, aqui está o vídeo no canal do Rick Beato:
Matteo Mancuso, nascido em 1996 e criado na província de Palermo. Prodígio musical desde cedo, a introdução de Matteo ao mundo da música foi guiada por seu pai, Vincenzo Mancuso, um conhecido guitarrista e produtor da indústria, servindo como mentor e mestre durante seus anos de formação.
Após concluir o ensino médio, ele fundou o trio Snips, ganhando grande aclamação por sua abordagem de fusão de padrões clássicos, incluindo seu primeiro vídeo viral no YouTube, “The Chicken”.
Como colaborador da Yamaha Guitars, Matteo mostrou a sua experiência na NAMM 2019 em Los Angeles e participou como jurado no “Young Guitar Festival” em Banguecoque. 2019 também marcou sua aventura na Rússia, conduzindo masterclasses em Moscou, São Petersburgo e Perm.
No dia 21 de julho foi lançado “The Journey”, capturando a essência de suas diversas influências musicais. Narra a jornada musical de um jovem artista absorvendo, interpretando e expressando sua paixão pela música. O álbum homenageia suas raízes, artistas influentes e gêneros que marcaram sua identidade musical.
Setembro de 2023 introduziu um novo capítulo na jornada musical de Matteo, apresentando uma formação renovada com Riccardo Oliva no baixo e teclado e Gianluca Pellerito na bateria.
O canal de Matteo no YouTube é seguido por mais de 180.000 assinantes internacionais. Músicos renomados, incluindo Dweezil Zappa, Joe Bonamassa, Eric Johnson, Al Di Meola e Steve Vai, elogiaram o talento de Matteo, saudando-o como a “evolução da guitarra de fusão”.