Evolução Musical, o grande dilema de muitos músicos que passam anos e anos estudando e as vezes chega a desanimar por não visualizar um crescimento ou evolução.
Acredito que isto seja normal para qualquer um, inclusive me peguei diversas vezes nesta situação. Não existe um padrão, mas pode ocorrer com você.
Até mesmo quem esteja tocando direto, fazendo 2, 3, 5 gigs por semana pode passar por alguns questionamentos sobre sua evolução musical ou até mesmo como instrumentista.
Eu vou deixar aqui uma reflexão do que penso sobre o que seriam os pilares da evolução musical, o que pode ser aplicado por qualquer músico.
Vamos lá, tome nota e não esqueça de comentar aqui embaixo, quero ouvir sua opinião também.
Esta aqui muita gente deve estar cansado de ver por ai, parece um velho clichê, mas não se engane. É sempre bom reforçar o assunto.
Isto mesmo, ouvir música com qualidade. Não quero aqui defender genero A ou B, mas quando digo ouvir me refiro a ouvir de forma analitica uma música.
Claro que, se a música for muito pobre harmonicamente, não terá muito o que aprender nela, mas acredite, é possível extrair lições dela.
Então, ouça uma música tentando identificar a progressão harmônica, o que o compositor pensou não só em termos musicais, mas em letra também.
Nos dias atuais parece que esqueceram a poesia e a rima nas músicas, triste demais isto. Melodias que muitas vezes não se encaixam na letra e vice-versa.
Para nós músicos é muito importante a referência. Portanto, tente ouvir pelo menos um album diferente por semana. As vezes não custa nada e pode aumentar consideravelmente o seu vocabulário musical
Isso aqui também pode parecer muito batido, mas é a mais pura realidade, principalmente para nós guitarristas. Não vamos inventar mais nada no instrumento, acredito.
Tudo o que acredito ser possível, grandes mestres já criaram e nos entregaram. Basta imita-los. Isso mesmo.
Copie os grandes mestres para entender cada uma de suas técnicas e tente fazer em seu instrumento.
Uma frase que me inspirou a pensar desta forma é: "Ninguém é original, todos somos derivados". (Sonny Rollins).
Começar a entender o que está tocando é uma das melhores formas de aprendizado dentro do instrumento e por consequencia, em sua evolução musical.
Por anos a grande maioria dos músicas tocam de maneira pragmática repertório ou até mesmo exercícios sem ao menos olhar e para entender o que está acontecendo.
Isto é natural, já ocorreu inclusive comigo e não se preocupe, faz parte das fases de aprendizado dentro do instrumento.
Algumas coisas você não conseguirá visualizar sozinho, precisando de outros músicos mais experientes para lhe mentorar em determinados assuntos.
É nesta hora que recomendo fortemente que procure um professor de música.
Se você passou por estes passos anteriores tenho ótimas notícias: está na hora de inovar, jogar para o mundo a sua identidade musical.
Talvez o maior desafio de inovar, e nem sempre todos conseguem (o que não há nada errado nisso também), seja trazer para o seu contexto algo novo.
Como já mencionei anteriormente, alguma técnica nova dificilmente você irá criar, mas é possível fazer a diferença em seu contexto musical.
Bom a evolução musical é algo que devemos cultivar e estar atentos nas etapas, para não pular nenhuma. Por muitos anos tenho tentado transmitir esta ideia para os alunos.
Música é algo gradual. Não existe uma escola que irá te formar completamente em todas as áreas e devemos procurar evoluir os pilares gradualmente.
É pra vida toda! Entao, deixe aqui o que acha disto, quero ouvir vocês.
Até a próxima!