Complementando o vídeo que irei publicar nesta quarta-feira (12/10) em meu canal do Youtube sobre a Escala Maior, vou deixar um material também escrito, para ajuda-lo nos estudos.

A escala diatônica maior é muito importante, principalmente para você que está iniciando na guitarra, pois ela abre diversas oportunidades para os seus estudos.

Além disto, você terá uma base teórica aperfeiçoada para tocar suas músicas, e se reparar no que está praticando, com certeza terá a oportunidade de identifica-la na maioria das músicas.

Portanto, aprender a "digitar" a escala no braço da guitarra é fundamental para você que está iniciando.

E complementando o vídeo, irei deixar também a parte teórica aqui disponível. Não se esqueça de se inscrever no canal e comente, caso tenha alguma dúvida por aqui ou por lá. Será um prazer ajudá-lo.

Uma parte teórica da escala maior que precisa entender

A escala maior basicamente consiste na apresentação dos sons pertencentes a uma determinada tonalidade, ordenados por suas altura (ou frequências).

Tais sons são obtidos a partir dos harmônicos relacionados a uma determinada nota fundamental, ou seja, a tônica da tonalidade.

Uma escala é formada por intervalos e no caso desta escala, teremos sempre quatro segundas maiores (ou tons inteiros) e duas menores (ou semitons), ordenadas na seguintes configuração:

Configuração intervalar da escala maior

Aplicando a fórmula à escala de Dó maior, por exemplo, teremos:

Exemplo aplicado para a escala de Dó Maior

Podemos inclusive visualizar e classificar os intervalos da escala maior, onde teremos:

Dó- Tônica / Fundamental

Ré- Segunda Maior

Mi- Terça Maior

Fá- Quarta Justa

Sol- Quinta Justa

Lá- Sexta Maior

Si- Sétima Maior

Dó- Tônica / Oitava Justa


Bom, acredito que dê para acompanhar o que quis dizer, caso fique confuso, mais uma vez, deixe aqui nos comentários que vou tentar ajudá-lo.

Caso ainda não tenha visto o vídeo, eu vou deixar o link aqui para o vídeo. Bons estudos!